Museu do Ipiranga em Festa! Programação - 7 de setembro, das 14h às 18h
No dia 07 de setembro, a Universidade de São Paulo – USP e o SESC SP ocupam o Parque da Independência e oferecem ampla e diversificada programação cultural no dia em que se comemoram os 195 anos da Independência do Brasil.
O evento Museu do Ipiranga em festa oferecerá gratuitamente espetáculos de teatro itinerante, música, circo, dança, performances e intervenções. Na ocasião será lançado o concurso público para os projetos de restauro e modernização do museu, marcando um momento fundamental para as obras de modernização que trarão, em 2022, um Museu do Ipiranga renovado, moderno e acessível.
Serviço
Museu do Ipiranga em Festa
Quando: 7 de setembro, das 14h às 18h
Quanto: grátis
Local: Parque da Independência, Ipiranga-SP
Classificação: livre
*Organização do evento recomenda que os visitantes levem banquetas, toalhas, cangas e/ou almofadas para assistir às atrações no parque
Realização:SESC Ipiranga e Museu Paulista da USP e SESCSP | Apoio:FUSP, OSUSP e CORALUSP
Confira abaixo a programação completa:
TEATRO
“Sonho de Uma Noite de Verão”, com a Cia. Novelo (apresentação extra do feriado).
Sinopse:Dois casais apaixonados se perdem na floresta e acabam se metendo nas confusões do duende Puck. Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas brigam por um amuleto, e uma trupe de artesãos atenienses tenta montar uma peça de teatro. Com uso das técnicas da commediadell'arte, clown e muita música, a peça convida todos os públicos a um mergulho no universo da poesia de William Shakespeare.
Texto: William Shakespeare
Direção e adaptação: Pedro Granato
Elenco: Beatriz Kovacsik, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Pedro Casali, SamyaPascotto, Thalita Trevisani, Thiago Albanese e Valérie Mesquita.
Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato
Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez
Quando: 15h30
Local: Parque da Independência
Classificação: Livre
“Theatro Misterioso”, com Cia. Mevitevendo
Sinopse:Trêsfiguras misteriosas chegam de outro tempo carregando suas grandes bagagens. Delas, retiram curiosos personagens que reinventam um mundo de fascínio e mistério. Um show de variedades, um cortejo de figuras fantásticas, um fabuloso desfile de criaturas que aparecem nos fazendo rir, imaginar e sonhar.
Quando: das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
“Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli
Sinopse:com texto e direção de Marcos Damigo e interpretação de Fabiana Gugli, a performancerecria poeticamente os momentos finais da vida da primeira Imperatriz do Brasil. Na forma de um delírio, a atriz percorre os jardins do Museu Paulista acompanhada pelo músico Nivaldo Godoy Júnior e com figurino de Cássio Brasil, misturando passado e futuro e relacionando eventos de sua vida e da independência do Brasil a questões que perduram até hoje em nosso país.
Quando: das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação: Livre
CIRCO
“Intervenção Circense Parque do Circo”, com Parque do Circo
Sinopse:Um animado cortejo circense com o Parque do Circo repleto de talentosos artistas, mostrando as mais diversas técnicas circenses num espírito de festa que remete às antigas trupes das feiras medievais. O Parque do Circo, idealizado por Gonzalo Caraballo e Lua Tatit, é um espaço que fomenta a prática de atividades corporais inspiradas em diversas técnicas circenses.
Quando: das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
DANÇA
“Balões”, com Cia. Etra de Dança Contemporânea
Sinopse:Balões é uma intervenção em que os performers, com balões de gás hélio amarrados as articulações, propõem um diálogo com a arquitetura e com o público. A atividade busca, na ocupação dos espaços, provocar a curiosidade do espectador que passa. Balões é um convite ao lúdico, à integração e ao ser criança.
Quando: das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
“Batuque a Cidade”, Com Cia de Artes do Baque Bolado
Sinopse:Criar novas perspectivas históricas e estéticas do espaço, principalmente do espaço público. É o que busca a Cia de Artes do Baque Bolado no trabalho Batuque a Cidade. A partir da ultraverticalização do ser humano, por meio das pernas de pau, evidencia-se o humano em meio aos prédios, ruas e praças, desvelando a trajetória dos ancestrais negros e negras em solo da capital paulista. O trabalho é a fusão entre o estudo da cultura afropaulista e as múltiplas linguagens artísticas (canto, dança e percussão, tudo realizado em pernas de pau).
Quando:14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
“Parquear Bando”, com Dança Multiplex
Sinopse:Parquear é uma intervenção urbana em áreas verdes e centrais das cidades, realizada desde 2011. Parquear Bando expande essa proposta de intervenção, com uma chamada aberta para interessados em praticar esse corpo coletivo, experimentando a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição. Uma coreografia nômade, múltipla, um itinerário conectando um ponto qualquer com outro ponto qualquer.
Quando: das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
“Caravana Citadina”, com direção de Alex Ratton
Sinopse: Sob direção do coreógrafo e bailarino Alex Ratton, integrantes de cinco companhias paulistanas ocupam o Parque da Independência e convidam o público a contemplar e entrar na dança. Com as companhias Damas em Trânsito e Os Bucaneiros, AVOA! Núcleo Artístico, Baque Bolado e Zumb.boys. Participam também integrantes do grupo musical Gestos Sonoros.
Quando:das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
“MAR - Uma dança com o Vento”, com Marina Guzzo
Sinopse:MAR é um jogo coreográfico entre o espaço, o vento, as pessoas e um grande manto prateado extremamente frágil, feito com a união de capas térmicas de resgate. Uma dança de risco com a natureza e o artefato, para criar um dispositivo de brincadeiras, travessias e utopias, num planeta em degradação. Com direção de Marina Guzzo, em parceria com os intérpretes Daniele Guedes, Flavia Sa, Gabriel Smaira, Jonatan Elias José e Rafael Celestino, o espetáculo tem como plataforma de pesquisa o Laboratório Corpo e Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Quando:das 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
POESIA
“Prazer, Poesia!”, com Cia. Patética
Sinopse: passeando pelas ruas, sentada em seu balanço, em um carrinho recheado de livros, a boneca Poesia conversa com o público sobre os livros que cada um conhece, de qual mais gostou, o que pretende ler.
Quando: das 14h às 17h00
Local: Parque da Independência.
Classificação: Livre
“Travessia”, com Caixa de Imagens
Sinopse:Uma pequena boneca chama um espectador de cada vez e oferece para ele um poema, ora o convidando para dançar, ora acariciando sua mão. E, antes da despedida, presenteia-o com uma flor. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, a boneca, que tem como cenário o vestido de quem a manipula, pretende dar a cada espectador a sua respectiva flor, a sua respectiva poesia. A intervenção "Travessia" trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias, colocando lado a lado, como parceiros, atores e público. O Grupo Caixa de Imagens, que completa 23 anos de carreira em 2017, possui uma trajetória artística de trabalhos com um cunho intimista que os leva à construção de novos parâmetros na relação entre o espetáculo, o público e o espaço cênico.
Quando:14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
“Poesias ao Vento”, com Cia. do Liquidificador
Sinopse:Nessa intervenção poética-musical, três artistas circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um dos balões, os transeuntes são convidados a estourar um balão, e, por fim, recebem uma "performance" exclusiva.
Quando: 14h às 17h
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
MÚSICA
“Realejo Cultural”, com Cia. Canta Circo &Teatro
Sinopse: De longe se escuta uma música... Uma imagem singela se aproxima, lembrando os antigos parques de diversões com grandes balões que se avistam de longe. Vem chegando o Realejo Cultural, intervenção literária e musical onde artistas convidam o público a desfrutar de um momento poético, dando vida a um pequeno palhaço, que tira de dentro de uma caixinha uma poesia, conto, música ou um pequeno trecho de alguma obra literária, presenteando o público com um momento lúdico e descontraído.
Local: Parque da Independência.
Quando: 14h às 17h3017h00
Classificação: Livre
“Fuá Cortejada”, com Flautins Matuá
Sinopse:Influenciado pelas tradicionais bandas de pífanos, o Fuá é um espetáculo interativo repleto de danças e ritmos brasileiros tradicionais, como o frevo, o cavalo marinho, o maracatu, o xote, o baião e o coco. O repertório dançante traz músicas autorais, de domínio público e de mestres da cultura tradicional. Através de dinâmicas interativas e coreografias, o público é convidado a participar do espetáculo brincando.
Quando: das 14h às 17h3017h00
Local: Parque da Independência.
Classificação: Livre
Show d’A Espetacular Charanga do França
Sinopse: Sucesso no Carnaval paulistano, a banda em formato de bloco faz uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, isto é, formações que contemplam apenas instrumentos de sopro e por vezes percussão. O repertório inclui marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. A Espetacular Charanga do França reúne oito músicos de sopro e percussão: Thiago França (sax alto, composições e arranjos), Anderson Quevedo (sax barítono), Amilcar Rodrigues (trompete), Allan Abbadia(trombone), Filipe Nader (sousafone), Sthe Araújo (percussão), Samba Sam (surdo) e Welington Pimpa Moreira (bateria e percussão).
Quando:das 14h às 17h3017h00
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
Concerto da OSUSP e Coral USP
Com 130 músicos no palco, a Orquestra Sinfônica da USP e o CoralUSP, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, apresentam um repertório de compositores e cancionistas nacionais e internacionais, além dos hinos Nacional e da Independência. Algumas das peças do programa são a abertura de “O Morcego”, de Johann Strauss Jr.,a“SinfoniaClássica”,de Serguei Prokofiev, além de obras de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Outros temas da apresentação são composições de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjadas porRodrigo Morte.
Quando: às 17h00
Local: Parque da Independência.
Classificação:Livre
FOTOGRAFIA
“Foto na Bike”, com InstantPress
Sinopse:Sessão de fotos na fachada do Museu do Ipiranga. As imagens serão automaticamente impressas ao longo da programação de 7 de setembro.
Quando:das 14h às 17h00
Local: Parque da Independência.