O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Museu Republicano de Itu

  • Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h
  • Entrada gratuita 

 

335

 

O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.

Desde a sua criação é uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu, pela Lei nº 1.856, de 29 de dezembro de 1921, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.

O sobrado histórico onde está instalado é o local em que se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

O edifício – erguido nas décadas iniciais do século XIX e que se tornou residência da família Almeida Prado – passou por uma grande reforma em 1867, datando desse momento sua fachada azulejada. A azulejaria interna foi criada e instalada no Saguão de Entrada do Museu nos anos 1940, com cenas representadas em seus painéis formando uma narrativa da história de Itu entrelaçada a momentos-chave da história nacional.

Localizado em memorial nacional, o Museu não se restringe a expor acervos de diferentes tipologias – objetos, pinturas e registros textuais. Ao contrário, tal como o Museu Paulista, o Museu Republicano tem por meta o questionamento da formação histórica e cultural brasileira. Assim, procura explorar os ricos acervos que conserva estudando-os e divulgando esses conhecimentos por meio de publicações, cursos, reuniões científicas, oficinas e atendimentos a públicos diversificados, como pesquisadores nacionais e estrangeiros, professores, educadores e estudantes de diferentes níveis. Oferece desse modo educação informal e formação acadêmica complementar, ao mesmo tempo em que, seguindo parâmetros da USP, promove o conhecimento científico do patrimônio sob sua guarda.

O Museu Republicano, atualmente, possui três imóveis na cidade de Itu:

- o Museu de História, localizado em sobrado do século  XIX, aberto a visitação desde fevereiro de 2010;

- o Centro de Estudos, localizado em imóvel conhecido como Casa do Barão, na mesma rua em que está o Museu, e que abriga a Biblioteca, a área administrativa e a área científica e de curadoria da instituição;

- o imóvel conhecido como Casa da USP, onde foram alojadas atividades de conservação e restauração dos acervos.

 

  • Museu Republicano "Convenção de Itu"
  • Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico – Estância Turística de Itu – CEP 13300-160
  • Tel. (11) 4023 -0240 / 4023-6533
  • E-mail: mrci@usp.br
  •  
  • Centro de Estudos
  • Rua Barão do Itaim, 140 – Centro Histórico - Estância Turística de Itu – CEP 13300-160
  • Tel. (11) 4023 -2525 

  

274 Fachada do Museu Republicano "Convenção de Itu"

 

275 Saguão do Museu Republicano "Convenção de Itu"

 

276 Sala da Convenção do Museu Republicano

 

277 Centro de Estudos do Museu Republicano "Convenção de Itu"