Materiais para professores do Serviço de Atividades Educativas do Museu do Ipiranga

593 Conheça os materiais para professores produzidos pelo Serviço de Atividades Educativas! Mesmo com o fechamento das exposições do Museu, as propostas podem ser realizadas e adaptadas para diferentes espaços educativos.

Mais informações: serveduc@usp.br

Série Primeiro Contato

A cidade se transforma <acesse>

A história do Brasil segundo Affonso Taunay <acesse>

Desvendando o museu <acesse>

O universo do trabalho <acesse>

Um olhar sobre a pintura histórica <acesse>

A série apresenta aos professores sugestões de atividades de sensibilização para serem desenvolvidas com os alunos antes da visita ao Museu. Parte integrante do Programa de Visitas Orientadas para Escolas, as propostas estão vinculadas a cada um dos cinco roteiros disponíveis até então para a visita. Estes foram concebidos articulando temas da exposição a propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para cada faixa etária.

Fichas Temáticas para Professores - <acesse>

O conjunto de fichas apresenta alguns temas fundamentais para a compreensão do Museu e suas exposições, tais como: “Como funciona o Museu”; “O tema da Independência do Brasil no Museu”, “São Paulo na virada do século”, “Planejando ações educativas em museus”; entre outros.

Roteiros de visitas para professores 1 – Sonoridades - <acesse>

O material apresenta aos professores propostas de atividades para serem desenvolvidas antes, durante e depois da visita ao Museu do Ipiranga, colocando em foco temas relacionados às transformações ocorridas na cidade de São Paulo na passagem do século 19 para o 20. Os espaços expositivos que eram relacionados aos serviços públicos e ao comércio também são explorados a partir de textos de cronistas que viveram e escreveram sobre a cidade no mesmo período.

Imagens Recriam a História - <acesse>

O material apresenta aos professores propostas de atividades para serem desenvolvidas antes, durante e depois da visita ao Museu do Ipiranga, tratando especificamente a exposição “Imagens Recriam a História”. Nele, são debatidas a construção da narrativa sobre a história do Brasil, a questão da representação e do gênero de pintura histórica apoiado em grandes telas.