O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Apresentação

Durante o período de fechamento do edifício-monumento para obras de restauração e modernização, as atividades educativas estão sendo desenvolvidas em um novo espaço. Para conhecer nossas ações e possíveis parcerias, entre em contato pelo e-mail serveduc@usp.br.

 

Histórico do Serviço de Atividades Educativas

O Serviço de Atividades Educativas teve sua implantação iniciada em 2001. Desde então tem concebido, estruturado e desenvolvido suas atividades em Linhas de Ação que visam desenvolver pesquisas e elaborar estratégias educativas que atendam de maneira qualificada e diferenciada o público bastante diversificado do Museu Paulista. São elas:

 

I. Produção de Materiais Pedagógicos e de Apoio à Mediação: compreende o trabalho de pesquisa, elaboração e avaliação de uma série de materiais de apoio destinados tanto aos professores como ao público em geral, tais como o conjunto de fichas temáticas para professores, folheto de apresentação para os visitantes, kits pedagógicos para empréstimo e jogos educativos.

II. Pesquisas de Público: realizadas de maneira sistemática desde 2002, buscam conhecer melhor o perfil, as expectativas e as necessidades do público do Museu. Estes estudos de visitantes são realizados com professores, visitantes espontâneos e avaliação somativa de exposições.   

III. Participação na concepção das exposições: consiste na colaboração com o planejamento e a elaboração de exposições de curta e longa duração para torná-las acessíveis a todos os públicos do museu. Além disso, desenvolve caminhos de interpretação a partir das exposições.

IV. Estratégias de Mediação: ações que exploram as diversas dimensões da aprendizagem a partir do acervo e das pesquisas desenvolvidas no Museu. Além disso, procura propiciar e estimular uma relação mais crítica e prazerosa do visitante com a instituição. 

 

Quer conhecer mais sobre os programas desenvolvidos pelo SAE? Entre em contato conosco pelo e-mail serveduc@usp.br