O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Semana da Convenção no Museu Republicano de Itu 2017

446

 

MUSEU REPUBLICANO PREPARA EXPOSIÇÃO E PALESTRAS SOBRE BORDADOS E MEMÓRIAS

NA SEMANA DA CONVENÇÃO

 

No dia 18 de abril, às 14h, o Museu Republicano abrirá a exposição “BOCA DO SERTÃO: MEMÓRIAS BORDADAS”, com bordados do Grupo Reinações relacionados ao acervo do museu e curadoria do Serviço Educativo do Museu Republicano. 

A exposição é resultado das criações desenvolvidas nas reuniões do Grupo Reinações no Museu Republicano. Desde 2015, o educativo do museu recebe o grupo de artesãs que se encontra para bordar, tecer e contar. 

O grupo Reinações é uma iniciativa do Programa “Ler é uma Viagem” de incentivo à leitura e pesquisa, da união entre artesanato e literatura. 

Nesses encontros do grupo no museu, enquanto as artesãs bordavam, foram levantadas memórias e lembranças sobre a história da cidade de Itu, chamada desde o século XVII de “Boca do Sertão”. 

Protagonistas destas memórias, as artesãs escolheram bordar alguns detalhes do acervo do Museu Republicano. Ao ressignificar a narrativa visual da história da cidade, destacaram nos pontos das agulhas e fios, o trabalho humano, as práticas caipiras, a figura indígena e a presença das mulheres na paisagem da cidade.

Na ocasião, acontecerá a Oficina de Bordados e Mediação de Leitura, com o Grupo Reinações do Programa Ler é uma Viagem, no saguão do Museu Republicano.  

No dia 19 de abril, às 19h30, acontecerá a palestra “MEMÓRIA, CULTURA E PODER NA SOCIEDADE DO ESQUECIMENTO”, com a Profa. Dra. Olga von Simson (Faculdade de Educação da UNICAMP), no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP)

 

Inscrições e Serviço:

ATIVIDADES GRATUITAS

Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP.

Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP. 

Aberto de terça a domingo, das 10h ás 17h. 

11 40232525, ramal 3, Serviço Educativo.

 

445