O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Revista Anais do Museu Paulista traz dossiê sobre Impérios europeus modernos

A edição vol.25 nº1 dos Anais do Museu Paulista apresenta em seu Dossiê nove artigos dedicados à cultura material no universo dos Impérios europeus modernos. A ideia deste dossiê surgiu ainda em 2012, nos Encontros Internacionais de História da Alimentação e Cultura Material e foi ganhando corpo no grupo de pesquisa Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio da UFMG/CNPq.

478 Imagem do artigo "Com o diabo no corpo: os terríveis papagaios do Brasil colônia"

A circulação de homens e de artefatos nos Impérios europeus são os pontos centrais dos seis primeiros artigos. Os dois artigos seguintes tratam, com abordagens bastante distintas, das práticas sociais e peças de mobiliário, o primeiro tratando do universo das miniaturas e seguinte da catalogação de acervos museológicos. Para encerrar o dossiê, uma reflexão sobre a importância do diálogo crítico entre fontes de naturezas diferenças para dar visibilidade a uma sociedade multifacetada na produção historiográfica.


A seção Estudos de Cultura Material traz quatro artigos que visitam as estratégias adotadas por grupos artísticos de resistência à ditadura argentina, a representação de instrumentos musicais na poesia popular nordestina e na literatura de cordel, uma revisita à fazenda paulista pioneira na utilização do trabalho livre e a representação visual da natureza tropical na arte sacra colonial.

A Revista termina com dois artigos publicados na seção Museus, o primeiro que propõe uma revisão conceitual da obra do museólogo  Zbyněk Zbyslav Stránský, e o seguinte discutindo o conceito de museu memorial no Brasil a partir da construção e atuação do Memorial da Imigração Polonesa de Curitiba.

<Acesso à revista no Scielo>