O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Novo livro no Portal de Livros Abertos da USP - O Museu Paulista e a gestão Afonso Taunay

631 O Portal de Livros Abertos da USP, administrado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) tem como proposta agregar, divulgar e dar maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto produzidos por professores e funcionários técnicos administrativos da USP, além dos dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.

Recentemente, foi publicado online o livro O Museu Paulista e a gestão Afonso Taunay: escrita da história e historiografia, séculos XIX e XX, organizado pela professora Cecília Helena de Salles Oliveira e publicado originalmente em 2017.

Conheça o Portal <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/index>

Acesse o livro <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/216>

 

Sinopse

Afonso de Escragnolle Taunay assumiu a direção do Museu Paulista há exatos 100 anos, em 1917. Sua principal missão era preparar o mesmo para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil. O museu, instituição visual por excelência, desde então figurou como plataforma privilegiada para a difusão de narrativas históricas em torno da formação do Brasil, atuando em um raio de ação que extrapolou o circuito de intelectuais e acadêmicos para atingir a escola e o público em geral. Foi, sem dúvida, essa condição particular – um museu de história instalado em um lugar de memória – que sustentou por mais de um século o imaginário nacional sobre a Independência. A presente coletânea é fruto de pesquisas que promovem uma oportuna reflexão sobre os caminhos da historiografia brasileira e de suas manifestações museais, tendo como ponto de partida a produção tanto historiográfica quanto curatorial de Afonso de Escragnolle Taunay.