Museu do Ipiranga em Festa! Concerto da OSUSP com o CoralUSP

No dia 07 de setembro, a Universidade de São Paulo – USP e o SESC SP ocupam o Parque da Independência e oferecem ampla e diversificada programação cultural no dia em que se comemoram os 195 anos da Independência do Brasil.

O evento Museu do Ipiranga em festa oferecerá gratuitamente espetáculos de teatro itinerante, música, circo, dança, performances e intervenções. Na ocasião será lançado o concurso público para os projetos de restauro e modernização do museu, marcando um momento fundamental para as obras de modernização que trarão, em 2022, um Museu do Ipiranga renovado, moderno e acessível.

O encerramento da festa fica a cargo da Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP, sob a regência de Roberto Tibiriça, que se apresenta às 17h em palco ao ar livre localizado em frente ao monumento à Independência do Brasil. O repertório inclui a abertura de O Morcego de Johann Strauss Jr., a Sinfonia Clássica de Sergei Prokofiev, além de uma seleção cuidadosamente escolhida entre os mais célebres de nossos compositores. No ano em que se comemoram os 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos, e a ele se juntam Lorenzo Fernandez (120 anos) e Camargo Guarnieri (110 anos), a Orquestra interpreta as Três Danças Brasileiras, de Camargo Guarnieri, o Reisado do Pastoreio: batuque, de Lorenzo Fernandez e a Ária (cantiga) da Bachianas n.4, de Villa-Lobos.

Por fim, a OSUSP recebe o CoralUSP com aproximadamente 80 cantores para juntos interpretarem as canções Passarim de Tom Jobim e Aquarela do Brasil de Ary Barroso, ambas lindamente arranjadas por Rodrigo Morte.

Museu do Ipiranga em Festa

Dia 7 de setembro, a partir das 14h