O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Museu do Ipiranga e SESC Ipiranga realizam parceria com diversas atividades ao longo de 2017




449 Em março, a parceria entre duas das mais importantes instituições culturais de região teve início, com a participação da equipe do Museu Paulista da USP no FestA – Festival de Aprender, realizado no SESC Ipiranga. Foram realizadas uma série de oficinas que mostravam ao público como os profissionais do Museu trabalham, ensinando técnicas que iam do restauro de papel à linguagem fotográfica.

Logo em seguida, teve início o ciclo de oficinas “Manualidades”, séries de encontros em que os participantes podem aprender de maneira aprofundada mais recursos e técnicas utilizadas nos trabalhos do Museu. O primeiro dos ciclos a ter início foi “Conservação de documentos pessoais”, ainda em março, cujos encontros irão até maio. Na última semana, teve início o “Museu de Mim”, ciclo que discute as semelhanças entre nossas trajetórias pessoais e a de um museu.

Em maio, tem início o “Diário de campo: fazeres do Ipiranga”. Serão oito encontros em que será trabalhada a composição de um registro sobre diversos artesãos do bairro que permanecem atuando, mergulhando na elaboração de cadernos, com atividades de encadernação e douração.

Para o segundo semestre, estão sendo organizadas as oficinas de encadernação, conservação de fotografias e olhares sobre nosso passado e presente.

Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições acontecem na secretaria do SESC Ipiranga. No momento, estão abertas as inscrições para a oficina “Diário de campo: fazeres do Ipiranga”, e ainda é possível participar das atividades "Museu de Mim".

Acompanhe em nosso site e redes sociais a programação!