Exposição Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento

Museu Paulista e Reitoria da USP inauguram exposição sobre o Edifício-Monumento

602 Panorama registrado a partir da Torre central do Museu Paulista. Década de 1940, João Alberto José Robbe.

Popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, mostra aborda sua presença na paisagem urbana paulistana e os usos que o transformaram em um dos museus mais visitados de São Paulo

No próximo dia 13 de março, o Museu Paulista da USP inaugura a exposição Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento, no momento em que a instituição se prepara para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, promovendo um completo processo de restauro e modernização de sua sede.

A exposição apresenta a trajetória do Edifício-Monumento em 15 painéis onde é possível observar vistas aéreas, internas e externas, mapas do entorno, plantas e maquetes do prédio, além de conhecer como aconteceu a obra e a inauguração do local. Também, foi preparada uma bancada com uma réplica do Museu e objetos táteis apresentando os elementos arquitetônicos do Edifício-Monumento, para serem apreciados por meio das mãos, de forma a aumentar a acessibilidade da mostra.

Atualmente fechado para obras de restauro e modernização, o prédio foi inaugurado em 1895 como um marco representativo da Independência. Ainda durante sua construção, o então chamado Monumento do Ypiranga foi destinado a abrigar o Museu do Estado, que em 1893 passou a chamar-se Museu Paulista. No ano de 1963 é integrado à Universidade de São Paulo, tendo como nome oficial Museu Paulista da USP. Ao longo do século XX o local fica conhecido por Museu do Ipiranga, nome registrado no imaginário nacional e em centenas de produções até os dias de hoje.

A exposição acontece no prédio da Reitoria da USP, dentro da Cidade Universitária, no bairro do Butantã. De 15 de março a 6 de julho é possível visitar o local, sempre de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Apesar de fechado à visitação pública, o Museu do Ipiranga pode ser visitado externamente no Parque Independência, aberto diariamente, das 5h às 20h. O local possui um conjunto urbanístico formado, além do Edifício-Monumento, por jardins, fontes (atualmente desativada), uma ampla área de horto e pelo Monumento à Independência.

Sabia mais: http://jornal.usp.br/institucional/museu-paulista-inaugura-mostra-no-espaco-expositivo-da-reitoria/

Inauguração: 13 de março, às 13h30

Período: 14 de março a 6 de julho, segunda a sexta, das 9h às 18h