Exposição Papéis Efêmeros - Museu Paulista da USP e Sesc Ipiranga

Parceria entre Museu e Sesc Ipiranga promove a exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano”

• Visitas Educativas
  • A exposição contará com uma programação cultural e educativa especialmente planejada para diferentes perfis de público. Convidamos você a conhecê-la e agendar uma visita educativa com seu grupo. A organização da exposição oferece transporte gratuito para instituições públicas da Grande São Paulo, mediante solicitação.
  • Visitas mediadas com recursos de acessibilidade (audiodescrição e LIBRAS).
  • Para mais informações, entre em contato pelo e-mail agendamento@ipiranga.sescsp.org.br ou pelo telefone: (11) 3340-2031

Papéis de bala da Coleção Egydio Colombo

Entre os dias 9 de maio e 26 de agosto de 2018, o Sesc Ipiranga recebe a exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano”, com um acervo inusitado do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. Com curadoria do designer Chico Homem de Melo e da diretora do museu Solange Ferraz de Lima, a mostra explora o design de impressos cujo destino mais comum é o descarte imediato após o uso.

Estarão expostas cerca de 500 peças gráficas que revelam hábitos e costumes dos brasileiros entre os séculos 19 e 20. “O que elas têm em comum é o fato do design muitas vezes não ser assinado, o uso de técnicas que já desapareceram, como a litografia e a tipografia, e o fato de essas peças lidarem com vários sentidos efêmeros, permitindo uma reflexão sobre o tempo” conta Solange.

Grande parte do acervo pertence a Coleção Egydio Colombo (1955-2013), doada para o Museu do Ipiranga em 2003. O arquiteto e professor de História da Arte preservou, durante duas décadas, os mais variados rótulos e embalagens. Para a exposição, foram selecionados alguns papéis de balas, como Dulcora e Juquinha, santinhos católicos, filipetas de oráculos, rótulos de aguardentes, como Cascata, de fogos de artifício, como Caramuru, e de fósforos, como Gato Preto, entre outros.

“Conforme reuníamos o material, que foi complementado por coleções particulares, fomos expandindo o sentido de efêmero. Além dos itens de descarte rápido, estamos trazendo mídias que desapareceram, como as partituras com capas ilustradas utilizadas nos saraus entre as décadas de 1910 e 1930, assim como catálogos de moda do Mappin e cadernos de caligrafia”, explica Chico.

Cartaz de apoio pedagógico Caminho Suave e Caligrafia Americana

Todos esses itens foram agrupados em três eixos temáticos principais, Consumo, Educação e Cultura, e dois transversais, Técnicas de Impressão e Design. Além dos materiais presentes no cotidiano, a exposição traz peças icônicas, como cartazes de Andy Warhol, revistas de design nacionais e internacionais e capas clássicas de livros e discos.

Segundo os curadores, a mostra captura momentos importantes da história do design. É possível perceber, por exemplo, o aumento da presença da fotografia no século 20, substituindo as ilustrações, e, na educação, a valorização da imagem atrelada ao aprendizado, como no caso da cartilha Caminho Suave, que pregava a alfabetização por meio de figuras.

Parceria entre instituições

A parceria entre o Museu Paulista da Universidade de São Paulo e o Sesc Ipiranga tem se fortalecido. Buscando a democratização da cultura, as duas instituições têm realizado eventos gratuitos. No segundo semestre de 2017, o “Museu Ipiranga em Festa” e a peça “Leopoldina, Independência e Morte [estudo#2]” foram alguns desses exemplos.

No dia 7 de setembro, o “Museu do Ipiranga em Festa” levou uma programação de teatro, circo, dança, performance, música e poesia para o Parque da Independência, com a participação da banda carnavalesca A Espetacular Charanga do França e de companhias teatrais como Cia. Novelo e Cia. Patética. O encerramento contou com o concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). O evento recebeu cerca de 60.000 pessoas durante todo o dia. Na ocasião, ocorreu o lançamento do concurso público para os projetos de restauro e modernização do museu.

Entre os dias 8 de novembro e 3 de dezembro, o espetáculo “Leopoldina, Independência e Morte [estudo#2]” teve sessões gratuitas no saguão do edifício monumento do museu. O estudo teatral fez um recorte histórico sobre a primeira mulher a governar o país e seu importante envolvimento no episódio da independência.

Para 2018, outras ações estão serão desenvolvidas.

Sobre os curadores

Solange Ferraz de Lima é diretora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde junho de 2016. Ela possui graduação em História, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e livre-docência pelo Museu Paulista da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual. Sua produção acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos temas de cultura visual, cultura material, fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e museus.

Chico Homem de Melo é designer e professor de programação visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde graduou-se em Arquitetura e fez o mestrado e o doutorado. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, escritório dedicado a projetos relacionados à educação e à cultura. Publicou os livros ‘Os desafios do designer’ (Rosari, 2003) e ‘Signofobia’ (Rosari, 2005), além de ter organizado as publicações ‘O Design Gráfico Brasileiro: anos 60’ (Cosac Naify, 2006) e ‘Linha do tempo do design gráfico no Brasil’ (Cosac Naify, 2012). Este último contém o levantamento mais abrangente já realizado sobre a atividade no país.

PAPÉIS EFÊMEROS: MEMÓRIAS GRÁFICAS DO COTIDIANO

Gratuita

Abertura: 9 de maio de 2018, quarta-feira, às 20h

Visitação: 10 de maio a 26 de agosto de 2018